Idealizada pelo escritor Rubem Penz, a oficina trouxe para a contemporânea Cidade Baixa, no Apolinário, o espírito que norteava o gênero no Brasil dos anos 1950 e 60. Ao evocar Antônio Maria Araújo de Morais, estudar sua obra e, a partir de fragmentos escolhidos, provocar onze cronistas a comporem crônicas “marianas”, resgatou um dos mais representativos autores no gênero no ano em que lembramos, e lamentamos, os 50 anos de seu prematuro falecimento, em outubro de 1964, aos 43 anos. Para ser fiel ao espírito de Antônio Maria, o primeiro desafio seria, antes de tudo, conquistar leitores – ele foi um dos mais prestigiados colunistas de sua época.

Participam do livro as cronistas Dora Almeida, Felipe Basso, Gerson Kauer, Linda Grossi, Luciana Farias, Mariana Marimom, Roberto Marques, Rubem Penz, Tiago Pedroso, Vanessa Conz e Zulmara Fortes

Hotsite do livro: https://mariavoltaaobar.wordpress.com
Siga no Facebook: https://www.facebook.com/mariavoltaaobar

Ano de Lançamento: 2014

Uma homenagem aos 40 anos de As Cobras, de Luis Fernando Verissimo
Arrastava-se o ano de 1975, e o bicho estava pegando.
Entre outras cobranças, o Brasil clamava por liberdade. Foi então que “As Cobras” saíram da toca para destilar seu bom veneno. Já cronista consagrado, roteirista e, quando sobrava tempo, saxofonista, o genial Luis Fernando Veríssimo deu vida ao seu par de ofídios que, sozinhos, já davam conta de externar muitas das nossas inquietações. Não satisfeito, o autor foi somando outros bichos, cada qual com seu toque de personalidade. Assim, sob o olhar curioso e irreverente de suas pequenas cobras, desenhou como poucos o cenário daqueles anos em que deixamos para trás o autoritarismo e reinauguramos a democracia.

Arrasta-se o ano de 2015, e, para comemorar o quadragésimo aniversario de “As Cobras”, a Santa Sede: Crônicas de botequim poe seus boêmios escritores a reverenciar LFV, um dos autores definitivos no gênero. Para cada uma das doze tirinhas selecionadas, seis crônicas inéditas. Para cada leitura no botequim, o surpreendente rastro perseguido, gerador de muitos e novos sentidos. Porém, uma constante: nosso país ainda tem muito o que aprimorar em termos de sociedade. Afinal, a atualidade dos temas suscitados nos faz crer que, mesmo na democracia, o bicho segue em nosso encalço. Entre ficar ou correr, escolhemos refletir e criar. Nasce assim este livro-tributo, Cobras na cabeça: crônicas (ir)reverentes. Peçonhas a parte, ainda (e sempre) é tempo de cobranças!

Participam do livro os cronistas Tiago Pedroso, Luciana Farias, Zulmara Fortes, Camila Leão, Gerson Kauer, José Elias Flores Jr, Ronaldo Lucena, André Hofmeister, Luciana Villa Verde, Gabriela Ferreira, Nara Accorsi, Giancarlo Carvalho, Dora Almeida, Linda Grossi, Roberto Marques, Felipe Basso, Rosane Schotgues Levenfus, Cris Lavratti.
Organização: Rubem Penz.

Ano de Lançamento: 2015

Santa Sede-Crônicas de Botequim Safra 2013

A Santa Sede é uma oficina de crônicas concebidas especialmente para um lugar muito frequentado pelos boêmios de plantão: mesa do bar. O espaço, bastante inusitado para criar uma oficina literária, se mostrou o ambiente perfeito para o aflorar a inspiração. Foi dessa maneira que surgiram histórias divertidas e inusitadas.

Como por encanto, colegas usufruem o bem estar de cercar-se de amigos e, já amigos, dos benefícios de estarem cursando uma aula. Uma oficina literária que aposta na fraternidade como indutora de confiança, sentimento indispensável quando se oferece textos para serem analisados em grupo. Cada uma das turmas – e já são tantas! – soube cultivar seus laços, firmes a ponto de prolongar por muito tempo a saudade do tempo que passaram juntos. 

O livro conta com a participação de Camila Leão, Geraldo Barreto Vianna, Gerson Kauer, José Elias Flores Jr., Linda Grossi, Luciana Farias, Maria Mercedes Bendati, Tiago Pedroso e Vanessa Conz. Organização: Rubem Penz. Editora Editora Buqui

Ano de Lançamento: 2013

 

close

Inscreva-se para receber novos textos em sua caixa de entrada, semanalmente.

Não enviamos spam!

Scroll to Top