Teve jogo no campo do Vai-Quem-Qué e sabe, né, pai, o Russo de quarto zagueiro é um perigo, em vários sentidos, mas eu vi tudo, o pobre do Joãozinho não teve culpa de nada, nada…
…
O Vai-Quem-Qué é um time da várzea aqui do Sarandirú que até já saiu no Diário Gaúcho uma vez, tá ligado? O Russo é um dos fundadores. Quarto zagueiro, camisa quatro, capitão, o pinta que lava o farda, traz as bola, marca os jogo e acerta com os juiz. Mas é ruim, ruim, mas ruim que dá dó. O Russo pra ficar ruim tem que melhorar um monte ainda. Porque ele é podre, tá ligado?
É que o Joãozinho apareceu agora no campo do Vai-Quem-Qué e não sabe do Russo, do tamanho, da gigantesca, da monumental ignorância do Russo. Fora de campo é uma mãe. Mas com a quatro e a tarja de capitão o Russo é um perigo, pai, vira um monstro. Baba e arregala uns olhão. Gesticula sem parar. Xinga o juiz, o técnico, o tiozinho do picolé, os filho que ficam entrando no campo, um monstro.
E o Joãozinho só filmando. O Russo sempre chega no campo bem antes do jogo. Marca as linha com cal. Coloca as rede. Entrega as chave do vestiário pro time adversário. Deixa as camiseta do time separadinha. É só os malandro chegá e jogá. Vai-Quem-Qué, tá ligado? As vezes, quando o adversário é bom, ele nem farda. Fica só de fora xingando todo mundo com os olhão arregalado segurando um filho em cada mão.
Acontece que o jogo era fácil. O Russo saiu de titular e tudo. No primeiro tempo já tava três a zero pra nós, pai, um chocolate. O Russo tava até arriscando umas arrancada pelo meio, bufava tropeçando na bola e arrastando touceira de grama, centro médio, juiz, tudo que tivesse pela frente. Tava impossível o Russo, cobrava escanteio e corria pra cabecear. Batia o tiro de meta e matava no peito no meio do campo.
Daí que rebotou uma bola entre a meia lua da grande área e a marca do pênalti. Pi-can-dinha! O Russo vindo no embalo, sem freio, tá ligado? De frente por crime. Acertou a passada, enquadrou o corpanzil, e meteu-lhe um canhotáço! A bola subiu tanto, com tanta potência, que explodiu a casinha do João de Barro em cima do poste de luz.
Eu vi tudo, o pobre do Joãozinho não teve culpa de nada, nada… E pra consolar o Russo depois do jogo, pai? Só na base da água que passarinho não bebe, tá ligado?