Carta aberta aos futuros gestores da Uergs – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

PicsArt_08-27-07.31.36.jpg

Magníficos, aqui mais um aluno desta instituição única, monumental e invisível. Eu vi o brilho nos olhos desta gente que faz da Uergs um exercício diário de cidadania. Em suas mãos, caríssimos doutores, nos quatro anos próximos, estarão muito mais que recursos humanos, patrimoniais ou financeiros. É de pessoas que é feita esta Universidade tão rica e bela em sua essência, quanto poderosa e vital em sua vocação.

Pedimos MAIS PROFESSORES, senhores futuros gestores, temos direito. Precisamos que seja autorizada a abertura de concurso público ainda nesta gestão. Estamos nestes momento sem cadastro reserva para a contratação de professores e técnicos administrativos. E isto é inadmissível. Um estado com a história que tem o Rio Grande do Sul não pode virar as costas para a educação. Que pressionem o próximo governador.

Cabe aos senhores, futuros Reitores da Uergs, mostrarem aos nossos governantes as nossas maravilhas, que são diversas, de alto nível acadêmico e sublimes ao que se propõe. Estamos entre as melhores universidades do país e pouca gente sabe onde fica a Uergs. Em Porto Alegre, por exemplo, nem nos letreiros dos ônibus estamos. E olha que, no que diz respeito a localização, estamos bem na frente a UFRGS. Temos virtudes e façanhas que podem servir de modelo.

Queremos laboratórios equipados e materiais disponíveis. Bibliotecas pungentes. Boas instalações. Internet. Acessibilidade. RU. Parcerias para casas de estudantes. Intercâmbios. Políticas de auxilio aos estudantes hipossuficientes e ingressos via SISU, vindos de outros estados. Assim como aos estudantes com algum tipo de deficiência. Estes alunos carecem de uma especial atenção e um cuidado direcionado para cada demanda específica. Mais incentivo a pesquisa e extensão, sem descuidar da graduação. Será que estamos pedindo muito? Acho que estamos é cobrando pouco.

Digníssimos, que não se apague jamais esta chama imensa de coragem pela qual foram tomados, ao ponto de lançarem-se candidatos nesta empreitada desafiadora, justa e tão necessária. Que tenham respeito e sabedoria para guiarem os futuros e as esperanças espalhadas nas regiões onde fazemos a diferença inseridos nas comunidades. Esta é a nossa força e o nosso orgulho. Nem uma unidade a menos.

Por fim, quero lembrar-lhes que tudo em nossa universidade, tudo, tudo é peleado, brigado, mesmo, com muita transpiração e muita luta. Inclusive a conquista deste processo eleitoral que ocorre agora e que muito nos orgulha. Então, prezados doutores, futuros gestores e magníficos Reitores da Uergs, estejam preparados, dispostos e com muita garra para lutar pela nossa Universidade. Eu estou. E não estou sozinho. Boa sorte!

gostou? compartilhe e curta!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima