CONVOCAÇÃO: Exercício das Forças Amadas do Livro e da Literatura

Quem estará nas trincheiras ao teu lado?

‐ E isso importa?

‐ Mais do que a própria guerra.

Ernest Hemingway

Até que enfim! Depois do alistamento voluntário, fui convocado. Convocado para o Exercício. O Exercício das Forças Amadas do Livro e da Literatura. Forças que estão sob o comando amoroso e criativo de Gelson Bini, assim mesmo, com “G”, de general.

O soldado raso aqui, aspirante à coisa alguma, fez testes de aptidão física e psicológica. Aprovado com louvor em uma, repetiu as avaliações na outra, porém, está engajado, apto a defender nosso sem limites de áreas de atuação, todo o território do imaginável e seus diversos campos literários.

Nosso Exercício, o Exercício das Forças Amadas do Livro e da Literatura, chama os nascidos, e os ainda em gestação, entre 1922 e 2022 para formar o Batalhão das Letras, agrupamento em homenagem ao imenso, atravancado e combativo, poetinha e passarinho, o saudoso Marechal Mário Quintana.

Declaramos guerra ao obscurantismo, à intolerância, ao negacionismo, a todo o tipo de preconceito, autoritarismo, agressividade, falta de empatia, má fé, hipocrisia, desigualdades, injustiças sociais, abandono da educação, a falta de respeito com os idosos, crianças e animais, incluindo os humanos.

Estamos unidos e preparados para resistir aos ataques, avançar e ocupar o terreno hoje devastado pelo inimigo. Nosso arsenal é o conhecimento. Nossos tanques têm capa dura. Todo o poema é um fuzil. Cada palavra vale um tiro e há munição e disposição para umas três guerras em favor da cultura.

Aliste-se em qualquer biblioteca, sebo, livraria, banca de revista, em blogs pela internet, em feiras de livros, teatros, shows, saraus, batalhas de slams, nas escolas, igrejas, clubes de leitura… Em fim, onde a leitura de mundo toca os pés e a palavra viva finca bandeira.

Ah! Já se alistaram? Parabéns, combatentes, vocês agora são livr(o)es!

 

gostou? compartilhe e curta!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top